O Parque Natural do Faial, com o apoio do Geoparque Açores, está a promover ateliers de carácter científico nas escolas da ilha.
A atividade, intitulada “Os Vulcões dos Açores”, leva o Parque à Escola e tem como principal objetivo a divulgação e compreensão do património geológico dos Açores através de uma abordagem educativa e científica.
Esta atividade transporta os alunos numa viagem ao passado, há 35 milhões de anos, quando diferentes fenómenos vulcânicos submarinos levaram a uma elevação dos fundos oceânicos da região permitindo que, 27 milhões de anos depois, se começassem a formar as primeiras ilhas que compõem o nosso arquipélago.
Durante a sessão são abordadas várias temáticas, tais como os diferentes tipos de vulcões que levaram à formação das ilhas dos Açores, os principais materiais projetados e a importância dos vulcões para a sociedade atual.
A sessão termina com a reprodução de um vulcão efusivo na sala de aula e com a observação, à lupa, de materiais projetados durante a erupção do Vulcão dos Capelinhos.
Estas atividades estão inseridas no Programa Parque Escola, do Parque Natural do Faial.