Depois de ter estado presente em 20 festivais internacionais, entre eles, Toronto, Nova Iorque, Vancouver, será agora exibido a 13 de Abril no Teatro Micaelense, “A última vez que vi Macau”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
O filme, que em Locarno, onde se estreou, arrecadou uma menção especial do Júri, vai estar em competição na 2ª Edição do Panazorean – Festival Internacional de Cinema Migrações e Interculturalidade, que se realiza de 11 a 20 de abril, em Ponta Delgada.
A presença destes realizadores no II Panazorean será ainda marcada pela dinamização de um workshop com o tema “VAI E VEM: do documentário à ficção e de volta ao documentário”, que decorrerá no dia 14 de abril, no Teatro Micaelense, onde João Rodrigues e João Mata terão como ponto de partida os seus últimos filmes “Alvorada Vermelha” (2011) e “A última vez que vi Macau” (2012) e, abordando questões artísticas e de produção, demonstrarão como hoje em dia o documentário se abre cada vez mais à ficção e vice-versa.
Ainda no âmbito das atividades paralelas do II Panazorean será realizado um workshop de Montagem, dirigido por João Braz agendado para os dias 27 e 28 de abril, no Instituto Cultural de Ponta Delgada. João Braz conta hoje com 20 anos de carreira, tendo montado dezenas de longas-metragens, documentários, séries e filmes publicitários. Entre eles estão ”Alice”, “Noite Escura”, “Filme do Desassosego”, “Crime do Padre Amaro”, “Como desenhar um círculo perfeito”, “Linha Vermelha” e “Sangue do meu sangue”.
O Panazorean, que teve em 2012 a sua primeira edição, é organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA).