“Sentado neste grão de areia, olhando o mar / Espero por não sei quem. / …E dá-me uma vontade de tudo isto abraçar!” … excerto do poema Vontade, identifica de alguma forma o mais recente livro de poemas de Valter Marques, proeminente poeta escritor, natural da Praia da Vitória, que agora vê publicado o seu primeiro trabalho, em Junho deste ano.
Com o título “Aqui… neste Grão de Areia”, o livro integra 48 poemas que falam, sobretudo, da insularidade açoriana, da vontade de partir e de chegar. Segundo o seu autor, escrever poemas é uma terapia, um desabafo da alma: “escrevo aquilo que me vem na alma. Ser Ilhéu tem destas coisas, cercado pelo mar, fazendo equilíbrio num “grão de areia”…dei por mim a escrever, palavras soltas, versos sem nexo, poemas quem sabe. Levantei a ancora e zarpei para o continente.”
Editado pela World Art Friends, em parceria com a Corpos Editora, com design de A. Pereira e capa do próprio autor, o livro surgiu no seguimento de um concurso literário intitulado “Ministério da Poesia 2009”, promovido pela World Art Friends e ao qual concorreram 124 obras literárias, tendo sido o autor um dos 36 premiados. Esta é no momento, a iniciativa que mais livros de poesia tem editado em Portugal. No concurso literário de 2008, nesta categoria literária, foram editados um total de 50 novos livros de 50 autores.
Em relação a este primeiro trabalho, Valter Marques refere que “nada foi planeado, nem o facto de escrever poemas, nem o facto de publicar um livro. Aconteceu, devo-o ás coincidências do destino”.
O autor
Valter Marques nasceu em 1976, na cidade da Praia da Vitória. Actualmente, vive em Gondomar onde exerce a profissão de joalheiro cravador.
Sempre gostou de poesia e de passar para o papel o que lhe vai na alma.
“Aqui… neste Grão de Areia” reúne alguns dos poemas que escreveu nos últimos 10 anos, sendo este o seu primeiro livro.