A deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores acusou hoje o Governo Regional, de não aplicar na Região as medidas que o PS defende no continente: “a nível nacional, o PS tem defendido, e bem, o aumento do salário mínimo, em nome da dignidade de quem trabalha, e em nome da economia”.
“É inaceitável que o PS, nos Açores, onde é Governo, não aplique as medidas que tem defendido a nível nacional”, disse ainda Zuraida Soares após uma reunião com a CGTP/Açores, em que o desemprego e a falta de poder de compra foram assinaladas como os principais problemas a combater.
A líder do Bloco de Esquerda denunciou ainda a “enorme hipócrisia do PS, que, critica o Código do Trabalho de Passos Coelho, mas, ao mesmo tempo, recusa implementar nos Açores o Código de Trabalho que estava anteriormente em vigor, da autoria do próprio Partido Socialista”, acusa Zuraida Soares, para quem “uma Região governada pelo PS, tem que aceitar, no mínimo, que o seu próprio Código de Trabalho, proposto a nível nacional, é melhor que o de Passos Coelho e Paulo Portas. Se não o faz, tem que dizer aos açorianos que concorda com as medidas do Governo da República”, defende.
A deputada criticou ainda a “falta de fiscalização” na área do trabalho que defenda os trabalhadores: “é necessário haver uma inspecção que garanta o trabalho com direitos, o combate à economia paralela, e que garanta que as empresas que recebem apoios públicos – dinheiro que é de todos – cumpram as suas obrigações, e que não podem despedir trabalhadores nem fazer lay-off”.
“Não pode haver só retórica do Governo Regional contra o Governo da República, é preciso fazer diferente para mostrar que é possível sobreviver a esta crise sem dar cabo da nossa economia”, concluiu Zuraida Soares.