Uma vez mais a Galeria Arco 8, em Ponta Delgada, abriu portas ao lançamento de uma obra literária.
“Novas Relações Velhas Tradições” de Ana Leite, foi esta sexta-feira apresentado neste espaço de cultura, onde a musica e a declamação se fundiram melodiosamente, num espreitar á estória retratada na obra.
Em plena época salazarista, Joana, uma jovem bonita e voluntariosa, apaixona-se por um rapaz enigmático e leviano que acabará por condicionar todo o seu futuro.
Helena, uma das suas filhas, relata com emoção os acontecimentos mais marcantes, estabelecendo o paralelismo com a sua vivência cheia de determinação, num cenário de transformação social, após o 25 de Abril de 1974.
Numa e noutra época, os triângulos amorosos oferecem uma profunda reflexão sobre o que os conceitos, inerentes à sociedade em que estão inseridos, podem ter significados e desfechos.
Neste romance, Ana Leite debruça-se sobre “estas realidades, cronologicamente tão próximas, mas tão distantes, que nos levam a pensar que, apesar de muitas batalhas ganhas” e dos “francos progressos quanto á sua posição social, económica, politica, cientifica, intelectual e artística”, há ainda um “preconceito que persiste na presunção, da incompatibilidade entre a mulher cidadã e a mãe de família”.
“Novas Relações Velhas Tradições” procura enaltecer o papel da mulher de hoje, “onde os contrastes afetivos já não se opõem a que alcance a liberdade interior, que a faz sentir apta a viver de forma plena, onde o compromisso perante si mesma, é fielmente assumido”, descreve a autora.
Ana Leite nasceu em 1954 na cidade de Lisboa. Residente na ilha de São Miguel desde 1991, foi através da escrita que manifestou o encantamento que as ilhas lhe transmitem. Com alguns trabalhos de poesia publicados, surge agora o seu primeiro romance.
“ Novas Relações, Velhas Tradições”, da editora “Fonte da Palavra” já se encontra disponível nas livrarias.
Açores24horas