“São Jorge continua a ser um dos parentes pobres desta Região” – CDS/PP

A Deputada do CDS-PP Açores Ana Espínola lamentou, esta quarta-feira, que a ilha de São Jorge (por onde foi eleita) “continue a ser um dos parentes pobres da Região” no que toca às prioridades de investimento do Governo socialista para o próximo ano.

Numa intervenção, no Parlamento Açoriano, no âmbito do debate das propostas de Plano e Orçamento para 2014, Ana Espínola afirmou que “os Jorgenses têm, outra vez, um orçamento que não faz jus às reais necessidades da ilha”.

“Todos já ouvimos falar nos potenciais que a Ilha de São Jorge tem; mas começamos a ficar todos um pouco fartos dos esquecimentos do Governo Regional, relativamente àquela ilha e às suas gentes. Por favor, mudem o rumo! Caso contrário a tendência de êxodo e desertificação vai acentuar-se”, advertiu a parlamentar popular.

Ana Espínola reconheceu alguns investimentos em curso, como a renovação da Escola Básica e Secundária das Velas, mas questionou o Governo Regional sobre o início da construção das novas instalações da Escola Básica e Secundária da Calheta, interrogando também “se o Governo Regional pretende continuar a ter um papel de ‘padrasto’ no caso complexo da Escola Profissional de São Jorge?”.

Por outro lado, a parlamentar democrata-cristã congratulou-se pelos novos navios para o transporte marítimo de passageiros nas ilhas do Grupo Central, alertando a governação socialista para a necessidade de se “promover e retomar a ligação marítima entre a Calheta e Angra do Heroísmo”, que, considerou, “seria de extrema importância para tirar a Calheta do marasmo e dar-lhe alguma animação económico-financeira”.

Em resposta, o Governo confirmou que a construção das novas instalações da Escola Básica e Secundária da Calheta está prevista no Plano e Orçamento apresentado, “enquadrada no esforço de melhorar o parque escolar regional”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here