“Voar é ver” garante presença açoriana no Festival da Canção

“Voar é ver” é o nome da canção açoriana que sobe ao palco da 45ª edição do Festival da Canção. Após duas eliminatórias, que contou numa fase inicial com cerca de 350 canções, a música do açoriano Carlos Massa é uma das doze finalistas do Festival do próximo dia 27 de Fevereiro.  

Com música e letra do micaelense Carlos Massa, “Voar é ver” será interpretada por Francisco Martins, um dos três finalistas do concurso da RTP1, Operação Triunfo.

Em declarações ao Diário dos Açores, Carlos Massa, orgulhoso do seu feito, explicou o motivo que o levou a concorrer. “Eu concorri ao Festival da Canção porque desde muito novo acompanhei o concurso”, referiu, acrescentando que esta é uma oportunidade de mostrar os seus temas a um público mais abrangente e a um maior número de pessoas. Carlos Massa, nascido em São Miguel, e há dez anos em Lisboa, onde se formou, confessa que esta não é a primeira que concorre ao Festival. Na edição deste ano, Carlos Massa concorreu com duas músicas da sua autoria, tendo “Voar é ver” chegado à final, num universo inicial de cerca de 350 músicas, que passaram a 24 e finalmente a 12, e que se realiza dia 27 de Fevereiro, com transmissão na RTP1.

Quanto às expectativas em torno do Festival, estas são as melhores possíveis, diz Carlos Massa. O compositor açoriano explica que a votação será efectuada por distritos. Pelos Açores, a votação ficará a cargo do concelho de Ponta Delgada. Paralelamente, decorrerá uma votação telefónica, denominada de “     Televoto”. Ou seja, esclarece o autor de “Voar é ver”, todas as pessoas do país (continente e ilhas) podem votar na sua canção preferida. Carlos Massa recorda, em conversa com o Diário dos Açores, que esta é a única música açoriana a votos. “Espero que todos os açorianos se mobilizem e votem na única canção de autoria açoriana a concurso”, frisa. E continua, “desejava que todos os açorianos de Santa Maria ao Corvo tenham presente que não é um micaelense a concorrer, mas sim um açoriano”. Como tal, Carlos Massa apela ao voto de todos os açorianos, uma vez que também está a defender o nome dos açorianos “Espero que tenham a amabilidade de votar em mim”, revela.

Carlos Massa mostrou-se confiante ao DA, salientando que a música também está bem entregue. Refira-se que esta é a segunda vez que uma música com o nome dos Açores concorre ao Festival da Canção. A primeira vez foi já há alguns anos, designadamente em1986, ano em que o açoriano Luís Bettencourt participou com a música “Cais de Encontro”.

Cabe agora a Carlos Massa elevar mais uma vez o nome da Região, algo que pode ser conseguido com a colaboração de todos os açorianos, bastando apenas ligar e votar em “Voar é ver”.

A música vencedora do próximo dia 27 de Fevereiro irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Maio, em Moscovo.

Luciana Abreu, Armando Gama, Romana e Nuno Norte são alguns dos nomes que concorrem com Francisco Martins, intérprete de “Voar é ver”, à 45ª edição do Festival da Canção, que tem a mais-valia, esse ano, de contar com o compositor açoriano Carlos Massa.

 

 

in diariodosaçores online

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here