A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores disponibiliza 1.200 vagas, num total de sete cursos, cada um com 35 horas de duração, em todas as ilhas do arquipélago, para a formação e reconversão de ativos no setor do Turismo.
Marta Guerreiro, que falava durante uma visita à Escola de Formação Turística Hoteleira, que é parceira principal desta ação, salientou que esta medida vai “ao encontro dos desafios atuais do setor”, num esforço de várias entidades para a qualificação das profissões turísticas, consolidando uma atividade cada vez mais importante na Região, sem descurar os já existentes planos de formação contínua e de requalificação para desempregados.
“Mais do que falar da importância da qualificação, neste caso, dos recursos humanos, estamos a concretizar formações com estas várias valências”, frisou a titular da pasta do Turismo, acrescentando que isso é “extremamente importante” para que os Açores consigam “ter produtos qualificados e um bom serviço”, de forma a que quem visita o arquipélago “tenha vontade de voltar”.
Este plano de formação, segundo Marta Guerreiro, destina-se a todos os ativos, desempregados ou ativos de outras áreas de atividade que queiram iniciar uma carreira nas empresas de alojamento turístico, de restauração ou similares.
Marketing Digital, Housekeeping, Técnicas Base de Restaurante e Bar, Técnicas Base de Produção em Cozinha, Novas Técnicas e Tendências de Cozinha, Softskills – Cliente Externo e Softskills – Cliente Interno são as principais áreas abrangidas, fruto de um levantamento das necessidades efetuado em todas as ilhas.
“Estamos a garantir mais oportunidades de emprego, estamos a garantir que o emprego seja cada vez mais qualificado, de forma a que o setor do turismo tenha bases sólidas para continuar a ser promissor na economia açoriana”, sublinhou a Secretária Regional, evidenciando o empenho do Executivo em ações concretas para formação de profissionais nesta atividade.
“Não temos dúvidas que, por via da qualificação, podemos aumentar o poder competitivo do setor e garantir a sustentabilidade económica do Destino”, referiu Marta Guerreiro, acrescentando que “é fundamental continuarmos a caminhar rumo à excelência, com pessoas qualificadas e fortemente motivadas, tornando a experiência de qualquer visitante mais aprazível”.
A titular da pasta do Turismo referiu que já se iniciaram alguns cursos em 2018 nas ilhas das Flores e Graciosa, arrancando este mês, em São Jorge, o curso de Técnicas Base de Restaurante e Bar, para depois chegar às restantes ilhas em dois períodos distintos: até meados de maio e de outubro a dezembro.
Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrónico http://www.efth.com.pt/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=199&Itemid=410.