Cerca de 360 participantes provenientes de 35 países participam, de 7 e 9 de Setembro, em Ponta Delgada, na 14a Conferência de Geoparques Europeus, organizada pelo Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO, com o tema “GEOPARQUES COMO ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO”, durante a qual irão ser apresentadas diversas comunicações orais e posters.
De modo a proporcionar aos participantes na Conferência uma visão abrangente da realidade insular do Geoparque Açores vão ainda realizar-se 2 excursões pós-conferência às ilhas Faial, S. Jorge e Pico, de 10 a 13 de setembro, e às ilhas Flores e Corvo, de 10 a12 de setembro.
Integrado neste evento decorrerá nos dias 7 e 8, uma (Geo)Feira no Pavilhão do Mar, aberta ao público em geral e que pretende promover o geoturismo europeu e demonstrar a importância deste produto turístico como importante ferramenta de desenvolvimento local sustentável, e durante a qual será lançada a edição filatélica dos Correios de Portugal, S.A. Sociedade Aberta, denominada “Geoparque Açores”.
Para além de 26 países da Europa, estarão presentes participantes de países de outros continentes, nomeadamente, Austrália, Brasil, Colômbia, México, China, Japão, Irão, Canadá e Estados Unidos da América.
A Rede Europeia de Geoparques criada em 2000 é constituída atualmente por 70 geoparques de 23 países europeus.
O Geoparque Açores, criado em 2010, foi reconhecido como Geoparque Europeu em 2013 e como Geoparque Mundial da UNESCO em 2015. Alia uma estratégia de geoconservação a políticas de educação e sensibilização ambientais e à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado no geoturismo.
Está assente numa rede de 121 geossítios dispersos pelas 9 ilhas e zona marinha envolvente, que garantem a representatividade da geodiversidade açoriana e traduzem a sua história geológica e eruptiva.
A par da gepdiversidade e património geológico, existem na Região outros valores de referência, como é o caso de uma rica biodiversidade e património arquitetónico, cultural, etnográfico e imaterial de inegável valor. Integra no seu território, 2 áreas de Património Mundial, 4 Reservas da Biosfera e 13 sítios RAMSAR, sendo uma das duas regiões do Mundo com as quatro designações UNESCO (www.azoresgeopark.com).