Dezanove equipas aceitaram o desafio do OEC Motorclube e estarão à partida do Rali Sprint Praia da Vitória, uma inédita prova dedicada apenas a pilotos femininas e que abre as duas frentes do Ladies Rally Trophy (Portugal 2015 e Clubauto Açores 2015), competições que farão correr as senhoras ao volante por mais seis ocasiões este ano, três delas no Continente português e outras tantas na Ilha Terceira.
Disputado no Dia da Mulher, o Rali Sprint Praia da Vitória vai correr-se em seis “especiais”, todas em asfalto, com duplas passagens num troço entre as freguesias de Vila Nova e São Brás, corrido em ambos os sentidos, rumando depois à zona litoral da cidade de Nemésio, onde uma competitiva Superespecial, também em passagem dupla, encerra a parte competitiva da prova.
Segundo Olavo Esteves, responsável pelo clube praiense, “a aceitação da prova excedeu todas as nossas expetativas, mesmo se foi um risco grande pensar num evento desta monta e que abre uma competição nacional, na Terceira e nos Açores. Felizmente, tudo parece acertado para que a festa dos ralis se viva com entusiasmo, com muita gente a visitar-nos e a participar”, afirmou.
Em perspetiva está uma prova muito disputada, mesmo destacando a presença da madeirense Isabel Ramos, sem dúvida favorita com o competitivo Renault Clio R3. Filipa Sanguedo (Peugeot), a campeã feminina dos Açores Daniela Rodrigues (Citroën), ou as consagradas Lígia Albuquerque (Citroën) e Rosário Sottomayor (Skoda), que se estreia em provas de estrada, vão bater-se com sete equipas locais. Refira-se que, das 19 duplas, apenas quatro não são totalmente femininas, o que diz bem da consensualidade que o modelo alcançou.
O Ladies Rally Trophy é um certame lançado pelo OEC Motorclube, em parceria com o Vouga Sport Clube, a Escuderia de Castelo Branco e o Targa Clube. A prova deste domingo tem também a parceria da UMAR-Açores, contando com o apoio de várias entidades oficiais e privadas.
PortodasPipasPRESS
A emissão pode ser seguida online em www.rcangra.com.