24 veleiros na regata Horta-Velas-Horta/RTP

Foram 24 os barcos que participaram na 27.ª edição da Regata Horta-Velas-Horta.
Os veleiros saíram do Faial pelas 09h00 da manhã de sábado, num percurso com cerca de 20 milhas náuticas.
A largada foi marcada por uma manhã de céu limpa, muito sol e vento fraco.
A edição de 2010 da Regata Horta-Velas-Horta contou com um elevado número de barcos à largada, sendo, inclusivamente, uma das edições com maior número de barcos inscritos.

A chegada a São Jorge ficou igualmente marcada pela calorosa recepção de todos os participantes por parte da Câmara Municipal das Velas, num jantar de convívio.
O Xcape, de Luís Quintino, foi o único a terminar esta prova, sem ter que ligar os motores.

Na sexta-feira, dia 2 de Julho, pelas 18h30 houve uma sardinhada no Cais Velho, junto às instalações do Clube Naval da Horta, onde se realizou ainda o  briefing e inscrições das embarcações concorrentes.
A Horta-Velas-Horta é uma das regatas clássicas organizadas pelo Clube Naval da Horta, contado já com mais de 25 anos de existência.

Este ano a RTP associou-se ao Clube Naval da Horta na organização da regata, trazendo-lhe uma nova dimensão mediática.
A prova desenvolveu-se ligando os dois canais marítimos do Triângulo, possuindo particular beleza paisagística e colocando geralmente opções de navegação aos skippers, devido à influência do Faial, Pico e São Jorge sobre os ventos e as marés.

O formato da prova é especial, pois tratou-se de duas regatas em uma:
Existe uma regata Horta-Velas, com classificações finais nas Velas, e existe a Horta-Velas-Horta, com duas etapas e classificações finais na Horta.
Esta regata decorreu integrada nas festividades que envolvem o aniversário da Cidade da Horta e da Semana Cultural das Velas, tendo o apoio da RTP Açores, e das Câmaras Municipais da Horta, São Roque do Pico e Velas, para além dos Clube Navais de cada um destes concelhos e da Administração do Porto do Triangulo e Ilhas do Grupo Ocidental, S.A.
Ainda curioso nesta edição de 2010 foi o facto de ter participado na regata o iate “Minahouit II” que, na sua primeira versão de “Minahouit I”, participou na primeira edição da Horta-Velas-Horta. Entre nós esteve ainda Martine Baraud e Jacques Baraud, o casal francês que comanda o veleiro.
“A primeira vez que participámos na prova foi muito agradável porque tínhamos entre nós amigos portugueses, mas não havia vento. A nossa classificação também não foi muito boa porque tínhamos um barco de cruzeiro e não de competição, logo era muito pesado” – referiu Martine Baraud.
O que traz este casal ao Faial são as paisagens da ilha, mas sobretudo as pessoas de cá, “tentamos vir cá sempre que podemos e não perdemos a oportunidade de participar nas provas do Clube Naval da Horta”.
Jacques Baraud, o skipper do “Minahouit II”  diz-se um apaixonado pelo cenário dantesco destes dois canais.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here