Um grupo de 25 jovens de vários países vai iniciar um estágio profissional em instituições e empresas açorianas, ao abrigo do programa Eurodisseia.
Este grupo de jovens vai permanecer nos Açores durante os próximos seis meses, dedicando o primeiro mês do seu estágio exclusivamente à aprendizagem da língua portuguesa, enquanto os restantes cinco serão passados em contexto real de trabalho.
As instituições e empresas que vão receber estes estagiários estão localizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial, S. Jorge e Corvo e desenvolvem a sua atividade nos setores agrícola, científico e social, da conservação e restauro, da cultura, do turismo, da biologia e proteção do ambiente, da educação, da administração e gestão, dos estudos europeus e relações internacionais, da comunicação e audiovisuais e do design gráfico.
Os jovens que se deslocaram aos Açores para vivenciarem esta experiência proporcionada pelo programa Eurodisseia são oriundos das regiões de Bruxelas-Capital e Valónia (Bélgica), Rhône-Alpes, Ile-de-France e Franche-Comté (França), Catalunha, Comunidade Valenciana e Múrcia (Espanha) e Umbria e Valle D’Aosta (Itália).
O Eurodisseia é um programa de intercâmbio da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) que oferece estágios, de três a sete meses, no estrangeiro, a jovens que estejam à procura de emprego e que tenham entre 18 e 30 anos.
O objetivo do programa, que é gerido nos Açores pela Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, é o de proporcionar aos jovens experiência profissional e, simultaneamente, dar-lhes a oportunidade de aprenderem uma língua estrangeira ou melhorarem o seu conhecimento dela.