Intervenção do Deputado Artur Lima – CDS, sobre o Orçamento e Plano Regional 2009

artur-lima11Intervenção do Deputado Artur Lima, sobre o Orçamento, Plano Regional 2009 e Orientações de Médio Prazo 2009-2012 

 

 

“Compromisso prometido, compromisso esquecido”, “Milhões prometidos, milhões esquecidos” e “Boa intenção, péssima concretização!”, foram alguns dos slogans que o Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, usou para lamentar que a grande maioria das promessas socialistas para a Ilha Terceira voltem a ser repetidas no Plano de Investimentos do Governo para 2009.

Numa intervenção sobre os investimentos previstos pelo executivo regional para a ilha por onde foi eleito, no âmbito da discussão do Plano Anual, Orçamento Regional e Orientações de Médio Prazo 2009-2012, Artur Lima lembrou que “intervenção que proferi nesta Casa em Novembro de 2005, aquando da discussão do Plano e Orçamento, continua com uma actualidade gritante”.

Isto porque, frisou, o slogan socialista “compromisso assumido, compromisso cumprido” no que à Terceira diz respeito deveria passar a “compromisso prometido, compromisso esquecido”.   

“Comecemos por uma das mais emblemáticas promessas rosas: O novo Hospital da Ilha Terceira, com verba inscrita em sucessivos Planos; desde 2001 até hoje já foram inscritos no Plano cerca de 10 milhões de Euros, (9.600.000 Euros) ou seja, quase ¼ do custo anunciado. Milhões prometidos, milhões esquecidos!”, disse.

“Em Novembro de 2006 o Governo anunciava que o novo Hospital estaria pronto no segundo semestre de 2010. Primeiro falhanço! Em Janeiro de 2007, aquando do lançamento do concurso público internacional, o Presidente do Governo avançava nova data – início de 2011! E hoje, mantém-se a data? Já ninguém acredita!”, prosseguiu.

Aliás, Artur Lima diz concordar com o Vice-Presidente do Governo “quando diz que a crise pode trazer novas oportunidades; e trouxe; a oportunidade de o Governo se aproveitar da crise para adiar a construção do Hospital, depois de ter garantido no seu manifesto eleitoral o início da construção durante o ano de 2008”.

Mas para os populares açorianos, pior ainda, é o facto de se estar “deixando apodrecer o actual Hospital, com graves constrangimentos no seu funcionamento”.

Por outro lado, Artur Lima lembrou o atraso na construção do Parque de Exposições da ilha Terceira: “é outra estrutura para potenciar e dinamizar a economia terceirense e que os empresários aguardam com natural ansiedade”.

O centrista recorda que a obra está prevista desde 2003 pelo que pergunta “que garantias têm os empresários e lavradores da Terceira de que este projecto vai ser concretizado, e quando?” 

 

Outra ambição antiga dos Terceirenses, salientou Artur Lima, é um novo Quartel para os Bombeiros de Angra do Heroísmo, pois “a actual estrutura para além da localização desfavorável apresenta igualmente limitação de espaço para as necessidades actuais”.

O parlamentar democrata-cristão denunciou, no entanto, uma alteração de planos do Governo: “Mais do que preocupante, é revoltante constatar que o Governo defrauda as expectativas que cria e já não quer fazer um novo quartel de bombeiros mas, apenas, uma remodelação e ampliação das actuais instalações, em pleno coração do centro classificado Património da Humanidade. Boa intenção, péssima concretização”.

Entretanto, “esperemos que o mesmo não aconteça com as novas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, que há mais de uma década anseia pela materialização e só agora se vislumbra o início do fim, do triste fim, dada a localização que o Governo teima em manter”.

Segundo Lima, “os Terceirenses estão cansados de esperar por esta obra que tem lugar cativo nas aparições do Governo Socialista desde 1998 e que ainda não viu a luz do dia, com verbas atribuídas que ascendem a milhões de Euros. Hoje, perante a teimosia obstinada dos socialistas, parece que vamos ter um bunker enterrado, estrangulado e atrofiado, sendo mais um exemplo, mais um, da fraca ambição socialista para a Terceira”.

Por fim, o Líder Parlamentar do CDS-PP Açores lamentou que por iguais esquecimentos estejam a passar o Laboratório Regional de Veterinária e o Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes.

Por tudo isto, Artur Lima concluiu “que os socialistas vão ter de mudar de slogan: em vez do pecaminoso Uma nova ambição para a Terceira, manda a verdade histórica que passe a ser Uma nova aparição para a Terceira”. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here