Trinta e nove filmes de 16 países, estarão em competição na 12º edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, que decorrerá de 21 a 25 de Outubro nas cidades de Évora e Beja.
As Curtas-metragens que disputarão a competição internacional nas categorias de Ficção, Documentário e Animação, foram selecionadas a partir de mais de mil inscrições, provenientes de quarenta e quatro países. Este ano, a concurso, estarão filmes da Polónia, Israel, Irão, Roménia, Itália, Letónia, Estónia, Suíça, Holanda, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha e ainda de Portugal, que conta este ano com nove curtas a disputar os troféus do festival.
O FIKE 2014 fará grande destaque à cinematografia nacional e abrirá novos canais de divulgação a primeiras obras e á criação dos novos realizadores.
O Júri Oficial do FIKE integrará este ano, a jornalista belga Nancy Denney-Phelps, o realizador português Manuel Mozos, o realizador e professor de animação e ilustração sérvio Rastko Ciric, e ainda, os portugueses Rui Simões, realizador e documentarista e o jornalista e crítico de cinema Rui Tendinha.
O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Rastko Ciric (documentarista), Pedro Letria (fotográfico) e pelo realizador TV Miguel Braga. O Prémio D. Quixote será atribuído pelo Júri da IFFS- International Federation of Film Societies, este ano constituído por Sylwia Hamerska, jornalista e cineclubista polaca, pelo alemão Thomas Penner, cineclubista e técnico de VFX e por Denise Cunha Silva, cineclubista e produtora de festivais de cinema (Portugal).
Como habitualmente, será atribuído ainda o Prémio do Público, cujos jurados serão todos os espectadores presentes nas salas de Évora e Beja.
Entre outras participações do FIKE 2014, destacamos a presença de Patrícia Casey, produtora do primeiro filme dos Monty Python, “And Now for Something Completely Different”, de 1971, que fará durante o certame, uma Master Class sobre produção cinematográfica.
As sessões do FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens, decorrerão simultaneamente no Auditório da Universidade de Évora e no Teatro Julia Pax em Beja.
O FIKE tem como diretor João Paulo Macedo e é promovido, pela SOIR – Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e associação cultural bejense Lêndias d’Encantar.