A Câmara de Ponta Delgada lançou ontem á noite na Freguesia das Capelas, o Guia Cultural das Capelas – Vila Preciosa, da autoria da jornalista Luísa Couto e do fotojornalista Eduardo Costa, uma iniciativa da autarquia em parceria com a Associação Regional para o Desenvolvimento (ARDE).
Esta parceria tem como objetivo o lançamento de guias culturais das 20 freguesias não citadinas do concelho, constituindo um objeto de divulgação turística sobre a cultura, as tradições, o património e parte da história dessas localidades.
Elogiando o trabalho dos autores do Guia Cultural das Capelas – Vila Preciosa, José Manuel Bolieiro, presidente da autarquia, considerou que este registo revela a capacidade empreendedora dos capelenses, apresentando-se, ao mesmo tempo, como uma homenagem ao dinamismo dos antepassados, que souberam criar riqueza e indústria e que marcaram aquilo que hoje a conhecida vila baleeira de Ponta Delgada representa no todo do concelho.
Por seu lado, o Presidente da Junta das Capelas, André Viveiros, considerou importante a iniciativa conjunta da ARDE e da Câmara de Ponta Delgada, adiantando que o registo agora lançado sobre as Capelas ajuda a conhecer melhor a identidade dos capelenses.
O Guia destaca o “fascínio que a vila desperta junto dos seus naturais, mas, sobretudo, junto daqueles que partem à sua descoberta” defende a presidente da ARDE, a vereadora Luísa Magalhães.
O lançamento do Guia Cultural das Capelas foi integrado no programa das comemorações do 467º aniversário da cidade de Ponta Delgada.