Quarenta e oito filmes de 17 países estarão em competição na13º edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, que decorrerá entre os dias de 9 e 13 de junho nas cidades de Évora, Beja e Portalegre.
As Curtas-metragens que disputarão a competição internacional nas categorias de Ficção, Documentário e Animação, são provenientes da Argentina, Israel, Austrália, Tunísia, Vietnam, Camboja, Rússia, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, França, Suécia, Suíça, Itália, Espanha e Portugal, que conta este ano com onze curtas (5 filmes de animação, 1 documentário e 5 obras de animação) a disputar os troféus do festival.
O FIKE 2015, tal como tem ocorrido nas últimas edições, volta a fazer grande destaque à cinematografia portuguesa, promovendo a produção nacional e a divulgação do trabalho de novos realizadores.
O festival, este ano, conta com cerca de 40 estreias internacionais. Ao todo, estarão em exibição no FIKE mais de 100 filmes em competição e nas mostras paralelas.
Na 13ª edição do FIKE, o festival consolida o seu plano de descentralização e alargamento regional, iniciado à dois anos, estendendo as suas actividades a uma área geográfica correspondente a cerca de 30% da área do território de Portugal continental.
O Júri Oficial do FIKE integra este ano a actriz portuguesa Adelaide Teixeira, o italiano Carlo Dessi, director artístico do SFF – Sardinia Film Festival, e ainda, o músico norte-americano e compositor de bandas sonoras, Nik Phelps.
O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Lúcio Moura (director do atelier da artista Joana Vasconcelos), Sérgio Gomes (jornalista do Público) e por Bruno Gonçalves (Ricochete Filmes).
Como habitualmente, será atribuído ainda o Prémio do Público, cujos jurados serão todos os espectadores presentes nas salas onde serão exibidos os filmes em concurso.
As sessões do FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens, decorrerão no Auditório da Universidade de Évora, no Teatro Pax Julia em Beja e no CAEP Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.
O FIKE tem como director João Paulo Macedo, e é promovido pela SOIR – Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, Associação “Lua aos Quadradinhos”, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e associação cultural bejense Lêndias d’Encantar.