Presidente da Federação Portuguesa de Vela de visita ao Faial

p4280034José Manuel Reis Nunes Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, esteve de visita ao Faial na passada terça-feira, dia 28 de Abril, e, para além de outros compromissos, visitou o Clube Naval da Horta que classificou como um clube de referência nos Açores.

“O trabalho desenvolvido pelo CNH tem sido muito meritório. As provas organizadas são de grande qualidade 
No Faial, José Leandro reuniu com a ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores – para debater o plano de actividades para 2009.

Cá constatou que, “a relação entre a ARVA e a Direcção Regional de Educação Física e Desporto é excelente, e o mesmo acontece com o Clube Naval da Horta.”
“Os Açores, e o Faial, são uma região de referência na Vela nacional. As estruturas organizacionais estão bem montadas e tem uma boa relação com as entidades governamentais, o que faz com que estejam no topo” – frisa.

O presidente da FPV salienta ainda que as provas internacionais que o CNH organiza são muito importantes para a Região e para o País. A Horta, com todas as suas regatas, é a ilha dos navegadores, pelo que tudo o que se puder fazer para manter esta mística é importante. A nós na Federação cabe-nos tentar também promover os Açores através do programa de televisão que vamos lançar em breve.”
De acordo com informações recolhidas do site da Federação Portuguesa de Vela: data do século XIX a primeira prova de vela, em Portugal, realizada no rio Tejo e impulsionada por oficiais da colónia britânica, em 1850.
Cinco anos depois viria, a ser criada por D. Pedro V, a Real Associação Naval, actual Associação Naval de Lisboa – o primeiro clube náutico da Península Ibérica. Em 1882, surge também o Real Clube Naval de Lisboa, hoje designado por Clube Naval de Lisboa. Os primeiros tempos da vela desportiva nacional foram assim marcados por um forte espírito amador, se bem que apoiado pela Casa Real e pelo Estado.
A crescente dinâmica na modalidade levaria a que, em 1927, fosse fundada a Federação Portuguesa de Vela, de modo a que Portugal pudesse entrar na organização internacional e olímpica de vela.
No ano seguinte, a FPV filia-se na IYRU – Internacional Yacht Racing Union, conhecida hoje como ISAF (International Sailing Federation).
A Federação Portuguesa de Vela é a entidade reconhecida como Autoridade Nacional à qual compete promover e dirigir técnica e disciplinarmente o desporto da Vela e representá-lo em Portugal e no estrangeiro.

 

 

 

Maria José Silva

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here