São 18 as escolas (Eco-Escolas) do concelho de Ponta Delgada que este ano recebem a Bandeira Verde, cuja cerimónia de entrega terá lugar na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde participarão alunos e professores.
O Eco-Escolas é um programa internacional que tem por objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS, fornecendo essencialmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino.
Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, este programa destina-se a todos os graus de ensino, sendo a sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, que visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Ao abrigo do Eco-Escolas são desenvolvidas inúmeras iniciativas, como “Litter less Campaign”, “World Days of Action”, Geração Depositrão”, Lubi BD”, “Eco-reporter de energia”, “Hortas bio”, “Desafios Valorfito”, entre muitas outras, às quais todos os estabelecimentos de ensino podem aderir.
São várias as entidades que prestam apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do programa, nomeadamente, Associação da Bandeira Azul da Europa, com o apoio da Comissão Nacional respetiva, Eco-Escolas e municípios onde se localizam os estabelecimentos de ensino que recebem a Bandeira Verde.