O Governo dos Açores promove a realização de um concerto de flauta e piano, com Nuno Inácio e Paulo Pacheco, a 9 de maio, pelas 21h30, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada.
O concerto é de entrada livre, devendo os bilhetes ser levantados na portaria do Palácio de Sant’Ana a partir de terça-feira (6 de maio), até às 16h00 do dia do espetáculo (9 de maio). O programa do concerto é constituído por obras de Johann Sebastian Bach, Otar Taktakissvili e Sergei Prokofiev. Paulo Pacheco, natural dos Açores, concluiu a licenciatura em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo obtido o mestrado (Master of Music) na especialidade de Piano na Universidade do Texas, onde também realizou estudos em música de câmara no programa de especialização Chamber Music Center, frequentando atualmente o doutoramento em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas(UNL)/Escola Superior de Música de Lisboa. O pianista, que venceu o 1.º Prémio de Música de Câmara (nível Superior) do Prémio Jovens Músicos 1999, é docente da disciplina de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo já participado em inúmeros recitais, a solo ou em música de câmara, no país e no estrangeiro.
Paulo Pacheco atua regularmente com Nuno Inácio, flautista que participou em inúmeras masterclasses em Portugal e no estrangeiro com os nomes maiores da flauta na atualidade.
Nuno Inácio, que integrou em 2012 a 8.ª Convenção Internacional de Flauta da British Flute Society (Manchester) num recital dedicado à Música Francesa, já realizou inúmeras apresentações em todo o país e na Europa, tendo sido primeiro flautista da Orquestra da Gulbenkian, entre 1996 e 2005.
Atualmente, leciona Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa e orienta a classe de Flauta na Academia Nacional Superior de Orquestra. Nuno Inácio obteve, com a classificação máxima, a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, onde também obteve o grau de mestre em Artes Musicais e frequenta atualmente o doutoramento em Artes Musicais (performance).
Entre outras distinções, venceu o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Flauta ‘LU.F.A.M’, em França, o 1.º Prémio no Concurso Prémios Jovens Músicos da RDP e o Prémio Maestro Silva Pereira, na categoria Jovem Músico do Ano, além do 1.º Prémio do Concurso de Improvisação Estilística, em Inglaterra.