A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou hoje, em Ponta Delgada, a “excelente qualidade” das mais de 170 fotografias candidatas ao Concurso À Descoberta das Reservas Florestais’ e o contributo que deram para a promoção destes espaços.
“Foram 40 participantes, mais de 170 fotografias, todas com excelente qualidade e que divulgam, de uma forma magnífica, os espaços maravilhosos que temos”, afirmou Anabela Isidoro, em declarações à margem da cerimónia de entrega dos prémios para a ‘Melhor Foto Reserva Florestal de Recreio 201’ e para os três primeiros classificados de cada reserva da ilha de São Miguel, que decorreu no Centro de Divulgação do Pinhal da Paz.
O concurso ‘À Descoberta das Reservas Florestais’, promovido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, com o apoio da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, das Pousadas de Juventude dos Açores e da Atlânticoline, teve por objetivo divulgar e convidar ao usufruto destes espaços existentes em todas as ilhas por parte de residentes e visitantes. “Foi uma forma de trazer mais pessoas às nossas Reservas Florestais de Recreio, de divulgar o que de tão bom que há nessas reservas e as infraestruturas todas que fomos criando ao longo dos anos”, afirmou a Diretora Regional, referindo os parques infantis, as estruturas para desporto ao ar livre e as áreas próprias para piquenique.
“Estas iniciativas certamente que serão para continuar”, assegurou, revelando que as fotografias vão ser objeto de uma exposição itinerante, nomeadamente nas Pousadas de Juventude dos Açores e, brevemente, num dos centros comerciais de Ponta Delgada. Hoje foram conhecidos os vencedores em Santa Maria, São Miguel, Faial e Flores, sendo os prémios do concurso relativos aos participantes das restantes ilhas divulgados e entregues em cerimónias que se vão realizar até 20 de maio.
O prémio para a ‘Melhor Foto Reserva Florestal de Recreio 2014’ foi atribuído a Henrique Vieira Silva, com uma fotografia na Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, que ganhou estadia de sete noites, válida para duas pessoas, numa Pousada de Juventude dos Açores à escolha e uma viagem para duas pessoas na Atlânticoline, também com destino à escolha.
O livro ‘Reservas Florestais de Recreio dos Açores – Diálogos da Natureza com o Humano’ e um vaso decorativo em madeira de criptoméria dos Açores, com uma planta endémica da Região, constituem os restantes prémios atribuídos pelo júri composto por Mário Jorge Raposo, presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA), o fotojornalista José António Rodrigues e João Luís Pacheco e Carina Nóbrega, da Direção Regional dos Recursos Florestais, assim como certificados a todos os participantes.