O XXV Rali Ilha Azul – Além Mar, organizado pelo Clube Automóvel do Faial, vai para a estrada de 12 a 14 de junho, apresentando entre outras novidades, a introdução pela primeira vez na prova, de um city show, que vai percorrer as principais artérias da cidade da Horta.
O figurino da prova, que completa agora 25 anos de existência, foi apresentado esta tarde em conferência de Imprensa, na sede do CAF, na presença de vários elementos da Direção, da Comissão Desportiva do clube, e dos órgãos de Comunicação Social.
Na ocasião, Mário Jorge Silva, diretor de prova, destacou como novidade, o city show marcado para a 5ª feira anterior ao rali, e a alteração do local do pódio, que este ano será instalado, pela primeira vez, no Largo do Infante.
“Vamos ter na 5ª feira o city show, uma prova citadina que não conta para a classificação, para dar oportunidade ao público de ver, de uma maneira descontraída, os pilotos a darem espetáculo”, explicou Mário Jorge Silva.
O diretor de prova disse também que o CAF está em negociações com vista a possível vinda de pilotos nacionais ao XXV Rali Ilha Azul – Além Mar, que será a terceira prova a contar para o Campeonato de Ralis dos Açores, mas adiantou que não pode, para já, revelar mais pormenores.
Apesar disso, Bento Leonardo, presidente da Direção do CAF, não escondeu o desejo de ter uma lista de inscritos nesta prova a rondar as 40 viaturas, admitindo mesmo existir uma “aposta interna”, entre os membros do clube, nesse sentido.
Para alcançar esse objetivo, Bento Leonardo fez um apelo a todos os pilotos para que venham ao Faial, acrescentando que a Direção decidiu reforçar, este ano, os apoios às equipas participantes, em termos de transportes, estadias e alimentação, além das inscrições, que são gratuitas.
“Vamos tentar fazer flores, apesar de contarmos com as mesmas verbas que dispúnhamos o ano passado”, sublinhou Bento Leonardo, adiantando que pretende fazer tudo isso, de forma a terminar o seu mandato, no final do ano, “sem deixar dívidas”.
A exemplo dos anos anteriores, a prova irá disputar-se em 9 classificativas, incluindo a super especial da Praia do Almoxarife, no dia 13 de junho, seguindo-se no sábado, duas passagens por quatro troços em linha, considerados “dos melhores em piso de terra, existentes nos Açores”.
O XXV Rali Ilha Azul – Além Mar, com uma extensão total de 212 km’s (86 km’s em provas especiais) conta com o patrocínio do Governo Regional, da Assembleia Legislativa dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e da Fábrica de Tabaco Estrela, para além do apoio de dezenas de empresas locais.
Ricardo Freitas/CAF