Ponta Delgada recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, o XV Congresso Nacional da ANAFRE, que este ano se realiza no Teatro Micaelense.
Sob o mote Freguesias – Novos Desafios, este encontro tem como principal objetivo discutir o futuro das freguesias em Portugal, encontrar novos caminhos e ao mesmo tempo constituir uma afirmação crescente das Freguesias a nível nacional.
A sessão de abertura do Congresso, dia 6 de Novembro, será presidida por Pedro Cegonho, Presidente da ANAFRE e contará com a presença do Ministro da Modernização Administrativa, Rui Medeiros.
Durante o congresso terá lugar a Ratificação do Regulamento do XV Congresso da ANAFRE, a Apreciação do Relatório de Atividades do Conselho Diretivo, o Debate do Documento de Orientação Estratégica, que engloba temas como a Autonomia do Poder Local, a Reorganização Administrativa e Descentralização, as Finanças Locais e o Estatuto dos Eleitos Locais.
A Votação do Documento de Orientação Estratégica será precedida das Conclusões do Congresso.
O XV Congresso Nacional da ANAFRE “é um acontecimento determinante no panorama da política nacional” e determina-se pelos princípios da universalidade e liberdade de expressão, pelos valores da responsabilidade e participação democrática.