A empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A, sediada na Calheta, em São Jorge, conquistou cinco prémios no 5.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém.
Neste concurso, que visa premiar, promover, valorizar e divulgar as conservas de pescado tradicionais portuguesas, genuínas e exclusivamente produzidas em Portugal, a conserveira açoriana ganhou prémios em quatro dos produtos que apresentou, incluindo o mais importante do certame, que distingue “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre.
A distinção, conferida ao produto da gama de especialidades da Santa Catarina num concurso em que se apresentaram produtos de grande qualidade, exalta o Filete de Atum em Azeite com Gengibre como “a conserva de maior excelência”.
Para além deste prémio, atribuído após a avaliação da prova cega das diversas amostras de várias conserveiras portuguesas, a Santa Catarina ganhou duas medalhas de ouro, uma também com o Filete de Atum com Gengibre e outra com o Filete de Atum com Pimenta dos Açores em frasco de vidro de 250 gramas.
A conserveira açoriana conquistou também duas medalhas de prata, com o Filete de Atum com Molho Cru, já medalhado em anteriores edições, e com o novo Filete de Atum com 4 Pimentas.
O prémio principal do concurso confere à Santa Catarina o direito a um standgrátis na 53.ª Feira Nacional de Agricultura / 63.ª Feira do Ribatejo, que vai ter lugar em Santarém, de 2 a 12 de junho.
As conservas produzidas pela Santa Catarina foram consideradas pela Greenpeace como as mais sustentáveis nos mercados inglês e australiano, e a marca tem conseguido arrecadar reconhecimento pela conquista de prémios importantes para os seus produtos.
No ano passado, por exemplo, a Santa Catarina foi, mais uma vez, distinguida pela sua qualidade e inovação e, pela primeira vez, conquistou duas estrelas no Great Taste Award, realizado em Cardiff, no País de Gales, com o Filete de Atum com Sementes de Funcho e com o Filete de Atum em Azeite Biológico em frasco de vidro.
A Santa Catarina é uma indústria de produção de conservas de atum que labora na vila da Calheta, em S. Jorge, sendo o maior empregador da ilha¸ com 136 trabalhadores ao seu serviço, dos quais 115 são mulheres.