Remodelação da Pousada de Juventude de Ponta Delgada potencia estímulo à mobilidade juvenil nos Açores

pousada PDLFoi hoje apresentado o projeto de remodelação e requalificação da Pousada de Juventude de Ponta Delgada, um edifício inaugurado em 1995, e que não sofreu nenhuma intervenção desde então.

Mantendo as atuais 96 camas, o projeto visa essencialmente a reformulação dos espaços existentes, pensados numa visão mais alargada da satisfação do cliente mas também no bem-estar dos funcionários, desde já com o melhoramento das áreas internas de serviço.

No projeto, que prevê intervenção na sala de refeições e de convívio, zona de receção, zona de instalações sanitárias, entre outras, está também previsto a colocação de um ascensor, adaptando assim a Pousada a pessoas com capacidade motora reduzida.

Adaptar o edifício com equipamentos de melhor eficácia e poupança energética é outro dos requisitos da obra, que tem o prazo de execução de 120 dias, obrigando a que nesse período a Pousada seja encerrada, tendo já sido encontrada solução para as reservas confirmadas dentro desse período, conforme assegurou Sérgio Cabral, Presidente do Conselho de Administração das Pousadas de Juventude dos Açores, minimizando assim o impacto desta intervenção, tendo em conta a procura que se verifica ao estabelecimento.

pousadaRessalvando a importância da rede de pousadas da Região Autónoma e considerando que “desempenham um papel fundamental no estímulo à mobilidade juvenil”, Isabel Rodrigues, Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, que falava na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de remodelação e requalificação da Pousada de Juventude de Ponta Delgada manifestou que na perspetiva dos Governo dos Açores essa mobilidade “contribui para consolidar a ideia de identidade regional a partir do momento em que proporcionamos a oportunidade de conhecerem as diferentes parcelas que constituem o nosso arquipélago”.

O projeto, assinado pelo arquiteto Gomes de Menezes, adjudicado à empresa Caetano Medeiros Lda, está orçado em 680 mil euros, compreendendo a empreitada de remodelação da pousada, equipamentos e mobiliário, e deverá estar concluído 4 meses após o inicio da obra, apontado para o final de setembro.

A Pousada de Juventude de Ponta Delgada recebeu desde a sua abertura cerca de 300 mil dormidas, atingido no ano de 2015 uma taxa de ocupação de 56%, diluídas em 20mil dormidas, o que representa 52% do total da rede de Pousadas de Juventude dos Açores que no ano passado foi de 37.600 dormidas.

A rede de Pousadas de Juventude dos Açores, todas implementadas em edifícios requalificados, abrange estabelecimentos nas ilhas do Pico, terceira, Santa Maria e São Miguel, integra a rede internacional Hostelling Internacional com representação em mais de 60 países.

 

SM/Açores 24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here