A Comissão Regional do PS/Açores, reunida na noite de sexta-feira, na cidade da Horta, procedeu à análise da situação política regional e à análise e conclusão do processo de preparação para as próximas eleições autárquicas, apresentando-se o Partido Socialista “pronto para o desafio” com a definição dos nomes que vão liderar as candidaturas às Câmaras Municipais da Região.
“Desta reunião da Comissão Regional, fica a certeza de que o Partido Socialista está pronto para este combate, está pronto para este desafio com a escolha de todos os candidatos às câmaras municipais dos Açores”, evidenciou Vasco Cordeiro, acrescentando que “a escolha de todas as candidaturas às próximas eleições deve ter por base critérios rigorosos”.
O líder dos socialistas açorianos referiu, depois, que “o objetivo do Partido Socialista é, para já, o de construir os melhores projetos para servir as populações de cada um dos concelhos da nossa Região. É o de ser capaz de transmitir, o melhor possível, às populações, as nossas ideias, as nossas propostas, aquilo que queremos fazer, aquilo que queremos alcançar e efetivamente submeter à votação das pessoas essas propostas”, afirmou o Presidente do PS/Açores e Presidente do Governo dos Açores.
Sob proposta do Secretariado de Ilha de S. Jorge, a Comissão Regional do Partido Socialista retificou a decisão de não apresentar candidatura à autarquia da Calheta e declarar o apoio do Partido Socialista ao “Movimento Independente” que atualmente tem a responsabilidade de gestão dessa câmara municipal.
“Nós estamos convencidos que também desta forma o Partido Socialista dá um contributo claro, transparente, desassombrado, sem complexos quanto à forma como se posiciona nesta abordagem”, adiantou Vasco Cordeiro.
O Presidente do PS/Açores acredita que o movimento de Independentes “está a fazer um trabalho meritório e que por isso deve ser apoiado”.
“Por aqui também se comprova que o partido não tem esta perspetiva de domínio, de propriedade, e se, efetivamente, nós temos um concelho como é o caso da Calheta de S. Jorge em que um movimento de independentes desempenha as suas funções de forma positiva, não temos qualquer tipo de problema em declarar o apoio a essa candidatura”, explicou.
O Presidente do PS/Açores, em declarações aos jornalistas, destacou também o atual momento que se vive na “nossa Região”, enumerando alguns dos indícios e indicadores “quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista social que se revelam, cada vez, com mais consistência, com mais sustentabilidade”.
A Comissão Regional aprovou igualmente um voto de saudação e de congratulação ao Presidente Honorário do PS/Açores e Presidente Nacional do PS, Carlos César, pela sua recente eleição como Vice-Presidente da Internacional Socialista (IS) e membro do “Presidium” durante o congresso desta organização, que decorreu a 3 e 4 de março, em Cartagena, na Colômbia.
“Recordo que em Portugal só figuras como Mário Soares, António Guterres fizeram parte dos mais elevados órgãos de decisão política da IS e julgamos que é motivo de orgulho para os Açores e certamente motivo de orgulho para todos os socialistas açorianos o facto de o Presidente Honorário do PS/Açores, um Açoriano, um Socialista ter sido eleito para exerce este cargo”, destacou Vasco Cordeiro.
Candidatos do Partido Socialista dos Açores às eleições autárquicas:
Vila Nova do Corvo – José Silva
Santa Cruz das Flores – José Carlos Mendes
Lajes das Flores, Luís Maciel
Horta – José Leonardo
Madalena do Pico – Jorge Pereira
São Roque do Pico – Mark Silveira
Lajes do Pico – Roberto Silva
Santa Cruz da Graciosa – Manuel Avelar
Angra do Heroísmo – Álamo Meneses
Praia da Vitória – Tibério Dinis
Ponta Delgada – Vítor Fraga
Ribeira Grande – Fernando Sousa
Nordeste – Carlos Mendonça
Povoação – Pedro Melo
Vila Franca do Campo – Ricardo Rodrigues
Lagoa – Cristina Decq Mota
Vila do Porto – João Braga
Velas de São Jorge – André Rodrigues
Açores 24Horas /NI PS