85% dos casos de contratação ilegal de jovens foram regularizados

O presidente da JS/Açores, Berto Messias, afirmou que a Inspecção Regional de Trabalho (IRT)conseguiu regularizar no ano passado cerca de 85 por cento dos casos de contratação ilegal de jovens no arquipélago.
Berto Messias, que falava no final de uma reunião com o inspector regional de Trabalho, alertou os jovens trabalhadores açorianos para se queixem “sempre que se sintam injustiçados ou abusados em matéria laboral”.

O líder da JS/Açores salientou que as alterações legislativas propostas há cerca de ano e meio por esta organização política de juventude em matéria de apoio laboral aos jovens desempregados contribuíram para que a IRT detectasse os casos de irregularidades entre os jovens açorianos.

“É que passou a existir um tratamento estatístico por faixas etárias”, afirmou, acrescentando que essa alteração ajudou a perceber a situação laboral dos jovens com menos de 35 anos.

As irregularidades detectadas pela IRT entre os jovens trabalhadores estão relacionadas com casos de “economia paralela, contratação a termo irregular e abusos nos recibos verdes”.

A JS/Açores, segundo revelou Berto Messias, está a preparar um Plano Regional de Emprego Jovem, que espera que possa vir a ser adoptado pelo Governo Regional, para apoiar o “combate à precariedade no trabalho” entre os jovens.

Nesse sentido, será lançado “a muito curto prazo” o Fórum Geração Activa – Geração de Ideias, aberto à participação de militantes e simpatizantes da JS.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here