VANNES – HORTA – VANNES 2009 partida da 2ª etapa

regataA segunda etapa da regata Vannes/Horta/Vannes Atlantique Pogo 2009 para embarcações de 8,50 metros largou na tarde da ultima segunda-feira, 10 de Agosto, pelas 16:00 horas (fuso dos Açores e TU-Tempo Universal) da baía da Horta rumo ao Golfo de Morbihan, na costa da Bretanha francesa. 

 

 

 Recorde-se que no sentido França/ Açores o vencedor foi o veleiro «Demain, des L’Aube», da equipa Claude Dabir/ Michel Bellaud, que demorou 10 dias, 11 horas e 15 minutos a percorrer a distância de 1243 milhas que separam as cidades de Vannes e da Horta. 

 

     Por ordem de chegada à ilha do Faial, no final da primeira perna da prova, partem agora em segundo lugar da classificação a embarcação «Noix de Coco», do skipper solitário Alain Delord, sendo o terceiro o «Giant Turtle», da dupla René-Pierre Saint-M’Leux/ Jean-Claude Lebeaupin. Em quarto larga da Horta o iate «Breizh Cola», de Jean-Yves Quiviger/ Paul le Bihan, em quinto o «Praia Branca», de Guy Jestin e em sexto o veleiro «Ti Punch», de Roger Wirion/ Luc Gaul. 

 

     O sétimo à partida do arquipélago é o «Pogotine», da equipa Eric Stindel/ Vincent Sauleau, que chegou à Horta apenas na manhã do último sábado, 8 de Agosto, com quatro dias de atraso face ao vencedor, devido a uma avaria no espalha-brandais, que levou inclusivamente a embarcação a fazer uma escala na ilha Graciosa e a percorrer as últimas milhas da regata com auxílio de motor – no total, demorou 14 dias e 50 minutos de Vannes ao Faial. Curioso é o facto deste iate ter estado na liderança desta course por duas vezes, entre 26 e 27 de Julho e a 2 de Agosto, antes dos problemas com que se confrontou. 

 

     Nesta segunda etapa participa, ainda, o iate «Zenzero» da velejadora solitária italiana Cristina Lombardi, que faz em competição apenas a tirada dos Açores para França. 

 

     Esta prova largara a 25 de Julho da costa da Bretanha francesa, devendo estar concluída, para os primeiros a arribar a terras gaulesas, entre os dias 17 e 19 de Agosto, ficando a cerimónia final de entrega de prémios agendada para os próximos dias 22 ou 23, dependendo da chegada de toda a frota. 

 

     A regata Vannes/Horta/Vannes é organizada conjuntamente pela Sociedade de Regatas de Vannes, pela “Mairie” daquele cidade francesa e pela Comissão Náutica Municipal da Horta – que inclui a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO, SA) e a Associação Regional de Vela dos Açores. 

 

     Patrocinam e apoiam esta competição a “Agglomération” do Pays de Vannes, o Conselho Geral de Morbihan e a Associação Pogo, bem como o Governo dos Açores (através da Direcção Regional do Desporto e da Direcção Regional de Turismo), a Hortaludus – Empresa Municipal, o Peter – Café Sport, JM – Transportes e Demolições, TerAuto e Norberto Diver. 

 

 

 

Luis Prieto

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here