Aceitando o desafio lançado pela Conferência das Assembleias Regionais Europeias (CALRE) para celebrar o 60º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, a Assembleia Legislativa Regional ilumina na noite do dia 25 de março a sua fachada com a cor azul, a cor da União Europeia.
A assinatura dos Tratados de Roma pelos Estados Membros fundadores da União Europeia (Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Itália e Alemanha), a 25 de março de 1957, deu início a um percurso original e ambicioso em termos de integração europeia, designadamente aos níveis político e económico, baseado nos valores da solidariedade, cooperação e visando sempre a paz entre os seus Estados.
Volvidos sessenta anos, caracterizados por um período pacífico, pela livre circulação de pessoas, bens e capitais, pelo desenvolvimento económico e pelo aumento da população, a União Europeia vive, atualmente, uma conjuntura complexa, em que novos desafios se lhe impõem, exigindo aos seus Membros uma reflexão conjunta e cuidada sobre o Projeto Europeu e o seu futuro. É para além de um momento de celebração, um momento de reflexão.
O gesto será repetido nas noites de 24 ou 25 de março pelas Assembleias e Parlamentos membros da CALRE que iluminarão as suas fachadas de azul ou com a bandeira da União Europeia.
O testemunho fotográfico desta atividade ficará registado na página da CALRE – http://www.calrenet.eu/
Açores 24Horas / ALRA