A influência de “José do Canto nas Furnas” em concurso fotográfico

Foto - Alfredo Peixoto
Foto – Alfredo Peixoto

Fomentar a (re)descoberta da influência de José do Canto na Freguesia das Furnas através da imagem, destacando a importância da fotografia na sociedade atual, neste caso em particular na promoção da identidade de uma figura açoriana notável do séc. XIX, circunscrita às margens da Lagoa, onde por via da sua obra ficou eternizado até aos nossos dias, é o objetivo do concurso fotográfico – “José do Canto nas Furnas”, hoje lançado, resultado de uma parceria entre a Mata-Jardim José do Canto e a FotoTour Açores.

Esta iniciativa surge no seguimento da abertura ao público da Mata-Jardim no verão de 2014, espectando os promotores que o concurso fomente o interesse dos participantes não só por este espaço lúdico, mas por todo o legado de José do Canto ao longo da margem sul da Lagoa das Furnas estimulando o conhecimento dos valores históricos, culturais e científicos ligados à sua obra, nomeadamente as suas ligações à botânica e ao seu enquadramento paisagístico, assim como a influência que trouxe da vivência Europeia do séc. XIX, para este tranquilo vale.

Na propriedade, onde está edificada a mítica “Capela de Nossa Senhora das Vitórias”, templo neogótico que reproduz as grandes catedrais europeias, mandado edificar por José do Canto em consequência de um voto formulado por ocasião de doença grave de sua esposa, pode ainda visitar-se várias espécies de camélias centenárias, o Vale dos Fetos e ter-se acesso à Cascata da Ribeira do Rosal, caminho trilhado por espécies que remetem ao tempo do seu fundador.

No decorrer do concurso, que termina no início de abril, estão previstas várias atividades relacionadas com a Mata-Jardim José do Canto, onde será possível visitar e interagir com este espaço, dando oportunidade aos participantes de conhecer várias das suas potencialidades.

As vinte fotografias selecionadas pelo júri serão expostas de modo disperso pela Mata-Jardim, podendo ser apreciada por todos os visitantes, pretendendo os promotores que a exposição possa ser itinerante, levando para fora da propriedade a obra de José do Canto.

 

 

Para mais informações, calendário e regulamento:

https://db.tt/Zu7ZUf5z

https://www.facebook.com/groups/1569073933329647/

https://www.facebook.com/matajardimjosedocanto?fref=ts

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here