“Pretende-se mostrar a origem e a evolução da vida utilizando o tempo marcado em espaços físicos, que podem ser mais facilmente compreendidos pelas pessoas”, afirmou o investigador Frias Martins, responsável por esta inédita iniciativa, em declarações à Lusa.
A viagem começa na Ponta da Madrugada, na costa leste de SãoMiguel, onde se assinala o nascimento do nosso planeta e termina em Ponta Delgada, que representa o tempo actual.
Pelo meio, ao longo de um percurso de 46 quilómetros, estão assinalados os marcos importantes registados ao longo dos últimos 4,6 mil milhões de anos, mantendo sempre a relação entre a distância e o tempo que representa.
Assim, entre outros marcos, as primeiras manifestações de vida ocorrem no Pico Bartolomeu, a diversidade das bactérias está assinalada nas Furnas, o aparecimento das mitocôndrias tem um marco em Vila Franca do Campo, a origem dos sexos na Caldeira Velha e o aparecimento do homem em Ponta Delgada.
O ‘Trilho da Vida’, assinalado com placas informativas em cada local relevante para a evolução da vida na Terra, consta de um mapa de grandes dimensões que está patente no Centro de Ciência da Lagoa – ExpoLab, que será inaugurado domingo, pelas 18h00, no concelho da Lagoa.
Lusa