Abadejo-cometa (Benthocometes robustus): um peixe novo para os Açores

foto6

Durante a campanha Crustáceos CONDOR dirigida a camarões de profundidade, no âmbito do projecto CONDOR , foram capturados 3 exemplares de uma espécie de peixe, agora baptizada em português vernáculo como Abadejo-cometa.

A ocorrência de Benthocometes robustus na região não pode ser confirmada por Santos et al. (1997), que refere que ela estava assinalada como duvidosa na lista compilada em ICN (1993) para os Açores (mas na realidade a espécie não se encontra nesse documento!). Agora estes 3 exemplares vêm confirmar que o abadejo-cometa vive na região. O facto desta espécie não ter sido registada para os nossos mares anteriormente, pode dever-se ao conhecimento limitado que temos sobre a fauna dos fundos circalitorais e batiais e/ou à dificuldade em capturá-la com os métodos de pesca tradicionais.
O Abadejo-cometa é aparentemente raro em toda a sua área de distribuição. Ele vive no Mediterrâneo, nas Canárias e em algumas regiões na costa Noroeste de África (e.g. Cabo Bojador). A espécie é anfiatlântica e ocorre também nas Caraíbas, na costa americana até ao Canyon de Hudson, e no Atlântico Sudoeste, Brasil.
B. robustos foi capturado entre os 200 e os 1600 metros de profundidade e diversos autores referem que se encontra associado, ou nas imediações, de comunidades de corais de profundidade, tanto na costa americana como no Mediterrâneo (Ross & Quattrini, 2007; Mastrototaroa et al., 2009).

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here