O Governo Regional dos Açores anunciou esta quarta-feira que foi restabelecido o abastecimento de água aos agricultores da Bacia Leiteira do Paul, ilha Terceira, assegurando que estão a ser tomadas medidas para evitar que se repitam os cortes no fornecimento.
“O abastecimento de água à pecuária nas zonas do Pico do Vime e Ginjal, na Bacia Leiteira do Paul foi restabelecido ao fim da tarde de terça-feira”, refere uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.
Segundo o executivo açoriano, “as interrupções verificadas deveram-se ao insuficiente abastecimento dos sistemas e redes” com origem na nascente do Cabrito, “o que obrigou à sua ligação à Lagoa do Cabrito”.
A nota surge na sequência dos problemas surgidos desde o passado fim-de-semana, que fizeram recear uma repetição da situação ocorrida no ano passado, quando foi necessário proceder a cortes no abastecimento devido à falta de água.
Os últimos dados disponíveis indicam que a pluviosidade nos primeiros meses deste ano é 75 por cento inferior à registada em igual período do ano passado, o que originou uma quebra de 30 por cento nos caudais das nascentes.
Para ultrapassar a situação, a secretaria regional da Agricultura salientou que foram convidadas duas empresas especializadas para a realização de “dois furos de sondagem e captação, que serão efectuados nos lugares de Cabouco do Cume e Cabrito”, acrescentando que as propostas estão “em fase de análise”.
Nesse sentido, espera que os furos possam ser executados no mais curto espaço de tempo possível, estimando que possam estar a funcionar em Agosto, quando se regista a maior carência de água.
Lusa