O concurso para admissão de 28 agentes para a Polícia Municipal de Ponta Delgada já abriu para jovens dos 18 aos 28 anos de idade.
Um dos requisitos exigidos tem a ver com a altura dos indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino que pretendam candidatar-se à Polícia Municipal: 1 metro e 65 centímetros e 1 metro e 60 centímetros, respectivamente.
Os interessados deverão também possuir carta de condução de ligeiros e o 12º. ano de escolaridade obrigatória ou equivalente, além de não poderem estar inibidos do exercício de funções públicas e ainda possuírem robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções e ter cumprido as leis de vacinação obrigatórias.
O corpo operacional da Polícia Municipal de Ponta Delgada terá, no máximo, 30 efectivos.
A criação deste tipo de Polícia pressupõe um investimento inicial de cerca de 750 mil euros, destinado à adaptação de instalações, aquisição de viaturas, armamento, equipamentos e fardamento.
A competência da Polícia Municipal de Ponta Delgada em matéria de trânsito e de estacionamento, acabará, indirectamente, por libertar a Polícia de Segurança Pública para as questões que lhe dizem respeito, exactamente, a segurança e o maior policiamento das áreas urbanas e residenciais da cidade.
No entanto, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, entende que a constante presença da Polícia Municipal no centro urbano terá, por si só, um efeito dissuasor da criminalidade.