Abertura da urgência da pediatria não gera consenso

O Hospital de Ponta Delgada inaugurou a urgência de pediatria, que envolveu um investimento de cerca de 500 mil euros, mas a abertura do serviço não gera consenso entre os responsáveis hospitalares.
“A urgência [de pediatria] abre na quinta-feira às 08:30, as condições de segurança estão asseguradas e, em situação de emergência, enfermeiros de outras partes da urgência podem acorrer para ajudar”, afirmou a directora clínica do hospital, Margarida Moura, aos jornalistas.

Pouco antes, também em declarações à comunicação social, o director do serviço de pediatria, Carlos Duarte Pereira, admitia que o serviço de urgência vocacionado para crianças e adolescentes “pode abrir na quinta-feira de manhã ou não”.

“Vamos ainda discutir isso, quero ver como as coisas funcionam. Não se abre um serviço destes de um dia para o outro, as pessoas têm que se habituar aos sítios onde vão trabalhar, saber onde estão as coisas”, afirmou.

Carlos Duarte Pereira salientou que o serviço “tem médicos suficientes”, mas admitiu que “em enfermagem é um pouco mais complicado”.

O Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada atendeu no ano passado cerca de 30 mil crianças, estando as novas instalações preparadas para responder a essa procura, dispondo de seis camas, uma das quais em isolamento, além de todo o equipamento necessário.

Segundo o director do serviço de pediatria, o novo serviço de urgência terá dois médicos em permanência.

Por seu lado, Margarida Moura salientou que, durante mais alguns meses, as crianças e adolescentes vão continuar a fazer a triagem no mesmo local dos adultos, passando depois para uma sala de espera separada, antes de serem atendidas no novo espaço.

“No segundo semestre deste ano será adquirido um programa de triagem específico para pediatria”, revelou, acrescentando que esta aquisição “está prevista no plano de investimentos” do hospital.

A inauguração formal da urgência de pediatria foi presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, que destacou o facto de a cerimónia ocorrer no Dia Mundial da Criança.

“É muito importante que, nos diversos planos de prestação de serviços públicos, sejamos capazes de melhorar o que fazemos em benefício da criança, porque é nessa fase que se forjam as gerações futuras”, afirmou.

Carlos César evitou comentar qualquer polémica relacionada com o novo serviço, referindo apenas que “dispõe de todas as condições legais, logísticas e clínicas para o seu funcionamento”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here