Em declarações aos jornalistas após a divulgação das características do imóvel, que vai ser implantado junto à Pousada de Juventude, o secretário regional da Presidência sublinhou que na elaboração do projeto o Executivo teve em conta a opção de funcionamento da academia com base num “modelo descentralizado”.
A Academia de Juventude de S. Miguel vai trabalhar com “vários polos espalhados pela ilha” para que seja possível aproveitar “as capacidades instaladas nos concelhos nas diversas áreas da criatividade e da inovação”, afirmou André Bradford.
O secretário regional da Presidência sublinhou também a importância atribuída pelo Governo Regional ao desenho de uma solução que se “adequasse à ilha e aos tempos atuais”, caraterizados por “contingências económico-financeiras acentuadas”.
O modelo adotado pelo Executivo prevê, nomeadamente, o estabelecimento de parcerias entre a Academia de Juventude de S. Miguel com os teatros Micaelense e Ribeiragrandense e com a Academia das Artes de Ponta Delgada.
Além de acolher os serviços centrais, o seu edifício sede da academia, desenvolvido em três pisos, disponibilizará estúdios multimédia (com áudio e vídeo) para utilização pelos jovens, espaços de trabalho coletivo, gabinetes, áreas de exposições e de pequenos concertos.
Lusa