Há mais de centena e meia de idosos à espera de apoio domiciliário, só na ilha de São Miguel e, para dar resposta à lista de espera, o Instituto de Acção Social está a recorrer à iniciativa privada.
António Sousa, da Home Instead, espera que o Instituto cumpra, o mais rápido possível, o estipulado no referido protocolo, até porque os investimentos efectuados são bastante significativos e “não estão a ser rentabilizados”.
Na ilha de São Miguel, existem 3 empresas com essa função: asseguram a higiene pessoal do idoso, fornecem refeições e até fazem trabalhos relacionados com a manutenção da casa.
O Instituto de Acção Social admite haver “idosos com dificuldade em aceitarem o apoio de uma empresa privada e até preferem ficar em lista de espera”.
O Instituto de Acção Social está a apoiar 30 idosos e o Governo açoriano subsidia em duas modalidades que representam 75 ou 100% das despesas.
No âmbito da Segurança Social, o Governo garante apoio a 38 valências nos Açores, o que resulta num total de 2. 200 idosos.