Os negociadores de Portugal e de Espanha acabam de marcar o termo para a assinatura da versão final do Tratado de Pesca luso-espanhol. Será em finais do corrente mês de Março.
Essa é mesmo a data limite, existindo ainda dificuldades de entendimento entre o esforço de pesca de barcos madeirenses nas Canárias, o que vem a prejudicar os pescadores açorianos.
O acordo de pesca está congelado, há mais de um ano: os Governos português e espanhol nunca chegaram a conclusões, relativamente ao esforço de pesca a conferir aos barcos da Região autónoma da Madeira.
Os Açores foram a reboque deste desacordo e os cinco barcos para a pesca do atum por troca com cinco barcos das Canárias não chegou a acontecer, uma contrariedade evidente, segundo o secretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona.
A nova data para o acordo será finais do corrente mês de Março, altura dos responsáveis deixarem ou não de parte a Madeira.
Mil anzóis condicionam a entrada em vigor do actual acordo luso- espanhol para os arquipélagos atlânticos. Segundo o jornal ” El País ” , Portugal necessita de 1 500 anzóis para o peixe espada-preto, mas Espanha cede apenas 500.
O acordo de pesca luso-espanhol foi celebrado entre os dois países em Janeiro de 2008, e pode ser renovado e renegociado até ao ano de 2010.
in rtp/a