A freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande, recebe a partir desta sexta-feira e até domingo do XIX Colóquio da Lusofonia, organizado pela Associação Internacional de Colóquios da Lusofonia (AICL). “Continuamos a trazer gente. Temos 43 pessoas inscritas neste colóquio, a maior parte do exterior e esperamos que haja participação local de professores dos ensinos básico e secundário, quer da própria Universidade dos Açores”, disse o presidente da direção da AICL, J. Chrys Chrystello.
J. Chrys Chrystello considera que o público-alvo desta iniciativa são todas das pessoas interessadas não só devido na língua e cultura lusófonas, bem como na presença das “mais importantes” personalidades do mundo da língua portuguesa.
O Nobel da Paz D.Ximenes Belo constitui um das personalidades convidadas, a par de Gilvan Muller de Oliveira, diretor executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa-CPLP, bem como Ana Isabel Soares, em representação do Camões – Instituto de Cooperação e Língua. Chrys Chrystello revelou que este ano o escritor homenageado é Álamo de Oliveira, natural da ilha Terceira, Açores.
O XIX Colóquio da Lusofonia contempla ainda quatro sessões de poesia protagonizadas por Norberto Ávila, Álamo de Oliveira, Concha Rousia, Chris Chrystello e Luciano Pereira.
Lusa