Açores assinalam aniversári​o da UNESCO e Dia da Tolerância

A Direção Regional da Cultura, através de diversas iniciativas promovidas pelos seus serviços externos, associa-se às comemorações do aniversário da criação da UNESCO e do Dia da Tolerância, que se assinalam sábado, 16 de novembro.

A Declaração de Princípios sobre a Tolerância, instituída pela UNESCO em 1995, na data do seu 50.º aniversário, define este conceito “não apenas como um dever moral, mas também como um requisito político e legal para os indivíduos, os grupos e os Estados”.

Nesse sentido, considera que a tolerância é uma demonstração de respeito pela “rica variedade das culturas do nosso mundo, pelas nossas formas de expressão e modos de sermos humanos”.

A Comissão Nacional da UNESCO, na passagem de mais um aniversário desta data, convidou os gestores dos sítios do Património Mundial, dos bens do património cultural imaterial e de outros programas da UNESCO em Portugal a assinalarem este dia.

Assim, no dia 16 de novembro, será colocado no corredor da entrada da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada um painel onde, sob o lema “Mãos de todas as cores”, os visitantes serão convidados a deixar uma impressão da sua mão e a sua opinião sobre o que significa “ser tolerante”.

No local estará também disponível, para consulta ou empréstimo domiciliário, uma mostra de livros alusivos ao tema, assim como uma mostra de filmes, que inclui uma sessão infantil, às 14h30, com exibição do filme “O Corcunda de Notre-Dame”, e outra para adultos, às 16h00, onde será apresentada a longa-metragem “Billy Eliot”.

Por sua vez, no Museu Carlos Machado, terá lugar às 15h30 a apresentação da pintura intitulada “Fábrica 32″, da artista plástica Paula Motta, a que se seguirá uma visita orientada ao Núcleo de Arte Sacra, com destaque para obras que evocam o tema.

O programa prevê ainda a realização de um debate com testemunhos sobre solidariedade, discriminação e marginalização, em parceria com a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), com a presença do presidente desta instituição, Paulo Mendes, além do lançamento de um selo com a imagem da campanha da AIPA denominada “Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

O Museu do Pico também se associa a estas comemorações, promovendo na manhã do dia 15 de novembro, uma atividade educativa intitulada “Por um crescimento mais tolerante”.

Esta iniciativa, com a duração de 90 minutos, é dirigida às crianças do 1.º Ciclo da Escola das Lajes do Pico e inclui a apresentação de um filme infantil e a realização de uma conversa/debate com o psicólogo da escola sobre o tema, a que se seguirá o jogo didático “O que é ser tolerante?”.

Em São Jorge, o Museu Francisco de Lacerda promove nos dias 13 e 14 de novembro a realização da oficina de leitura intitulada “O Mundo à nossa volta”, a partir do livro “O meu vizinho é um cão”.

Esta oficina decorrerá entre as 9h30 e as 12h00, às 14h00 e às 15h30, na EBI da Ribeira Seca, na EBI de Santo Amaro e no Jardim de Infância “O Golfinho”.

O Museu de Santa Maria também se associa a estas comemorações, promovendo a 16 de novembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a realização de uma conferência sobre o tema, que será proferida pelo padre Adriano Borges, ecónomo da Diocese de Angra.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here