Os Açores associaram-se ao apelo de mobilização digital global no 50º Dia da Terra, que hoje se assinala, disponibilizando, para o efeito, diversos conteúdos online, com o objetivo de promover o conhecimento e o envolvimento da população na defesa de um futuro coletivo mais sustentável e com melhor qualidade de vida.
“O que tem a Terra de único, para albergar Vida numa imensa diversidade?” é a pergunta colocada pelo o Professor Eduardo Dias, do Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA), num vídeo-depoimento disponível em todos os canais digitais da DRA, designadamente no Portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade (educarparaoambiente.azores.gov.pt).
No vídeo, que também faculta diversa informação com conteúdos visuais e gráficos, o docente da Universidade dos Açores (UAç) considera 2020 um ano de “novos desafios à vida” e a Conservação da Natureza como “a última fronteira”.
Com aproximadamente 4,5 mil milhões de anos e 7,8 mil milhões de habitantes, o planeta Terra é a nossa casa e o Dia da Terra constitui mais uma oportunidade para essa reflexão emergente e reforço da sensibilização da população sobre a importância da conservação do património e recursos naturais, particularmente em territórios insulares, como os Açores.
Nesse sentido, a Região tem investido em significativas ações de conservação da natureza, nomeadamente o desenvolvimento de três projetos apoiados pelo Programa LIFE – o LIFE VIDÁLIA, LIFE BEATLES e LIFE IP Azores Natura, o único projeto integrado atualmente aprovado em Portugal e o mais abrangente alguma vez implementando nos Açores , que permitem a melhoria futura e proteção dos nossos ecossistemas naturais mais ameaçados ou sob pressão.
A disponibilização deste depoimento, que também pode ser visualizado no Canal de YouTube dos Parques Naturais dos Açores, através do endereço eletrónico https://www.youtube.com/watch?v=QDp4GGDS12I, pretende, assim, contribuir para um maior esclarecimento dos desafios que se colocam ao equilíbrio dos ecossistemas insulares, à manutenção de um bom estado de conservação de um vasto conjunto de habitats e espécies terrestres e marinhas protegidas ao abrigo de Diretivas Europeias e a uma maior resiliência perante os efeitos das alterações climáticas.
O tema geral do Dia da Terra para 2020 centra-se, aliás, nos desafios climáticos e na preparação de um regresso à normalidade mais sustentável, na sequência do atual contexto mundial motivado pela declaração de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde.
Em consequência, a organização responsável pelo Dia da Terra quis criar o maior movimento online em defesa do nosso planeta, lembrando que, independentemente do lugar onde vivemos, todos podemos fazer a diferença, até nas redes sociais.
Recorde-se que a 22 de abril de 1970 foi criada uma agenda ambiental com a finalidade de consciencializar a população mundial para os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade, aquecimento global, e outras preocupações ambientais com a finalidade de proteger o planeta Terra.
50 anos depois é celebrado o Dia da Terra com o mesmo objetivo, “alertar e consciencializar a população para os problemas ambientais do nosso planeta” – “Juntos podemos salvar o planeta”.
Assista ao depoimento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QDp4GGDS12I
Assista aqui à mensagem do site oficial do dia Mundial da Terra https://www.earthday.org/