Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 11 novos casos positivos de Covid-19, sendo um no Faial, um no Pico, um nas Flores, dois em São Jorge e seis em São Miguel, registando-se ainda o óbito de um homem com “doença crónica” em Ponta Delgada.
O óbito do doente internado no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, do sexo masculino, de 51 anos, residente nas Calhetas, Ribeira Grande ocorreu devido “a falência de órgãos, ou sistema, do qual padecia de doença crónica”, não indicando o certificado de óbito “complicações decorrentes de infeção por Sarscov2”, refere o comunicado emitido.
No Pico, foi diagnosticado um novo caso em São Mateus, no concelho da Madalena, resultante de rastreio à chegada a um viajante, não residente. Nas Flores há registo de um caso positivo na Fajã Grande, concelho das Lajes, resultante de rastreio à chegada, a um viajante, não residente. Em São Jorge também há registo de dois casos positivos, na Vila das Velas, referentes a rastreio de 6º dia, a dois viajantes, não residentes. No Faial há registo de um novo caso nas Angústias, concelho da Horta, de um residente que testou positivo no rastreio de 6º dia.
Em São Miguel, há seis novos casos que resultam de transmissão comunitária. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista cinco novos casos (quatro na Matriz e um na Ribeira Seca e no concelho de Ponta Delgada há um novo caso nas Sete Cidades.
Considerando que um dos casos reportados ontem na ilha Terceira – concelho da Praia da Vitória, freguesia do Cabo da Praia, referente a um rastreio do 6.º dia a viajante interilhas, é o mesmo caso reportado anteontem na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, freguesia da Fajã de Cima, por ser esta a informação que à data constava na plataforma CoViD-19, anulou-se o registo do caso em São Miguel, passando apenas a contar como caso da Praia da Vitória (onde se encontra).
Também nas últimas 24 horas foram registadas 18 recuperações, sendo que um dos casos reportados anteriormente para Santa Maria, com história de ligação aérea inter-ilhas, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.
Foi extinta uma cadeia de transmissão local primária no Faial, existindo agora duas cadeias do género ativas no arquipélago, uma no Faial e outra no Pico.
À data de hoje estão internados sete doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em UCI.
O arquipélago conta presentemente com 300 casos positivos ativos, sendo 285 em São Miguel, cinco na Terceira, três no Pico, dois na Graciosa, dois em São Jorge, dois no Faial e um nas Flores.
Os casos foram identificados num total de 5.954 análises realizadas , mas só agora foram atualizados devido a “constrangimentos a nível informativo que dificultam a informatização dos resultados dos testes”.