“Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, a Avenida do Mar encontra-se encerrada à circulação automóvel devido ao estado do tempo”, descreve o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em comunicado.
Das 24 ocorrências registadas durante o dia, o SRPCBA esclarece que 15 tiveram lugar na ilha de São Miguel, sendo 12 referentes ao concelho de Ponta Delgada e três ao da Ribeira Grande.
“As ocorrências reportadas dizem respeito a inundações de habitações e de vias”, descreve a Proteção Civil.
Nove situações “foram registadas na ilha Terceira, nomeadamente sete no concelho da Praia da Vitória e duas em Angra do Heroísmo”, acrescenta.
“Na ilha Terceira, na sequência da inundação de uma moradia, procedeu-se ao realojamento, por precaução, de três pessoas, uma ação que ficou a cargo dos serviços sociais da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo”, indicou.
Na sequência das previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção, nomeadamente “a circular apenas em caso de necessidade e com precaução e a manter limpos os sistemas de drenagem das suas residências”.
O IPMA colocou sob aviso laranja, até às 00:00 de quarta-feira, as ilhas do grupo Oriental e Central do arquipélago dos Açores, devido a chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
Segue-se um aviso amarelo pelo mesmo motivo até às 09:00 de quarta-feira no grupo Oriental e até às 06:00 no grupo Central.
Lusa