Realizou-se esta segunda feira em Ponta Delgada uma “Reunião Técnica de Agricultura Biológica”.
Presente no evento, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, afirmou que os Açores como região agrícola apresentaram indicadores muito satisfatórios nos últimos censos da agricultura portuguesa.
Referindo que na última década de 1999 a 2009, na Região não houve abandono de terras ao contrário do que se verificou nas restantes regiões agrícolas do país, Noé Rodrigues salientou o crescimento das explorações agrícolas.
“Os Açores são a região do país com mais jovens no setor e com uma taxa de alfabetização superior, elementos que representam o bom caminho que o arquipélago tem trilhado”, realçou o governante.
Atualmente no arquipélago existem 43 agricultores certificados, tendo a agricultura biológica vindo a desempenhar um papel primordial, no aumento das áreas de diversificação, sendo as mais implementadas o mercado da produção de leite e de carne, a floricultura, fruticultura e horticultura.
“O grande desafio, que agora se coloca, é conciliar a produção às necessidades do mercado, através das grandes cadeias de distribuição”, acrescentou o Secretário Regional, garantindo por parte do Governo Regional apoio como intermediário no processo.