A revista National Geographic dedicada às duas zonas da região classificadas como Património da Humanidade, Angra do Heroísmo e Vinha do Pico, a separata da edição deste mês.
Sobre esta separata Alamo Meneses – secretário regional do Ambiente e do Mar considera que a presença dos Açores nas páginas da revista National Geographic tem garantido à Região ser conhecida em todo o planeta devido à sua extraordinária geodiversidade, permitindo, também, provar que o arquipélago é um exemplo no que diz respeito à preservação do sei meio ambiente e cultural.
Para o secretário regional essa classificação, bem como a da ilha Graciosa e do Corvo como reservas da biosfera “mostram bem a ampla riqueza que os Açores têm para mostrar”.
Brevemente, “esse estatuto deverá ficar ainda mais reforçado com a classificação da ilha das Flores, igualmente como reserva da biosfera”, acrescentou.
Álamo Meneses destacou, igualmente, o facto dos Açores serem tema comum nas páginas daquela revista, quer na edição portuguesa, quer na edição norte-americana, o que demonstra que “mesmo constituindo uma pequena área terrestre, os Açores constituem uma enorme região nas matérias relacionadas com a geodiversidade”.