O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo o arquipélago dos Açores e o distrito de Faro devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima.
O IPMA colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima na costa sul com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros entre as 18h00 de hoje e as 02h59 de sábado.
Para o grupo central dos Açores (ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), o IPMA prevê chuva ou aguaceiros que podem ser fortes entre as 00h00 e as 12h59 de sexta-feira.
No grupo Ocidental (Flores e Corvo), a previsão aponta para a possibilidade de agitação marítima, precipitação e vento forte entre as 22h00 de hoje e as 04h59 de sexta-feira.
Para o grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo – por causa da previsão de chuva forte – vai vigorar entre as 13h00 e as 18h59 de sexta-feira.
O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica, de acordo com as informações disponíveis na página da Internet do IPMA.
No Continente prevê-se para hoje céu geralmente limpo, vento em geral fraco, soprando moderado a forte nas terras altas até ao fim da manhã e no Algarve a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada nas regiões do interior.
Na Madeira, a previsão aponta para céu com períodos de muito nublado e vento fraco.
Quanto às temperaturas, prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius no Porto e em Faro, em Lisboa 15, na Guarda 08, no Funchal 20, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 19.
Lusa