O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou hoje, em Ponta Delgada, a sua expetativa de que a parceria estabelecida entre o Governo dos Açores e as Forças Armadas, no âmbito da promoção do exercício de uma cidadania ativa e responsável junto dos alunos do sistema educativo regional, venha “efetivamente a frutificar”.
Avelino Meneses, que falava durante a cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC) e o Comando Operacional dos Açores do Estado-Maior-General das Forças Armadas (COAEMGFA), referiu o “perfecionismo” que norteia a cultura militar como “exemplo” para as escolas que “embora admitam o direito humano ao erro, pugnam diariamente” para alcançar o objetivo maior.
O governante açoriano adiantou, por outro lado, que as escolas, num tempo da escolaridade obrigatória, são “o melhor” campo de recrutamento para as forças armadas, pelo que compete aos militares “convencerem os jovens das vantagens de uma carreira, se não permanente pelo menos temporária, mas sempre proporcionadora da aquisição de novas competências úteis para a vida”.
O protocolo hoje assinado, inserido no Programa de Divulgação que visa dignificar o papel das Forças Armadas na Sociedade Portuguesa, será desenvolvido nos Açores, a partir do ano letivo 2019-2020, abrangendo, numa primeira fase, os alunos do 1º ciclo de todas as unidades orgânicas do sistema educativo.
Primeiramente, será estabelecido com as escolas dos Açores um plano de visitas às unidades militares ou a meios, aéreos ou navais, a deslocar dos três ramos das forças armadas sedeadas na Região, aos alunos do 4.º ano do ensino básico, de forma a que “estes tomem o devido conhecimento dos valores da instituição militar e da cidadania, conhecendo, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas”.
Numa fase posterior será estabelecido um plano de palestras a ministrar por militares nas escolas do ensino secundário, visando promover nos jovens o exercício de uma cidadania ativa e responsável.
O programa abrangido pelo protocolo assinado entre a SREC e o COAEMGFA, tem igualmente como objetivos específicos a melhoria a imagem das Forças Armadas, enquanto Instituição, e dos seus militares junto da sociedade e potenciar parcerias e o estabelecimento de relações institucionais com entidades públicas e privadas.