Os Açores e a Madeira aumentaram “expressivamente” as dormidas na hotelaria no mês de setembro, destacando-se as duas regiões autónomas em relação aos números do resto do país, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
Nos Açores, e em comparação com setembro de 2012, as dormidas aumentaram 17,4%, enquanto na Madeira foram mais 9,9%.
No conjunto do país, as dormidas nos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 5,1% em setembro, face ao mesmo mês do ano passado, impulsionados pela subida de 7,7% dos turistas vindos do estrangeiro, já que os hóspedes residentes em Portugal recuaram 1,2%.
No relatório dos números da “atividade turística” relativa a setembro, o INE destaca que as “dormidas aumentam expressivamente nas Regiões Autónomas”, sendo que no continente houve também “resultados positivos” em Lisboa (+6,5%), Norte (+5,3%) e Algarve (+3,7%).
No Centro e Alentejo, o número de dormidas diminuiu.
As dormidas de residentes em Portugal aumentaram porém na Madeira (10,7%) e no Algarve (5%), tendo diminuído nas restantes regiões, principalmente nos Açores (menos 10,8%).
Quanto aos proveitos totais, ascenderam a 230,1 milhões de euros em setembro, sendo de novo as duas regiões autónomas, “à semelhança do ocorrido nas dormidas”, aquelas que “apresentaram os resultados mais favoráveis”, diz o INE.
No caso dos Açores, os proveitos totais foram 6 milhões de euros (mais 14,2% relativamente a setembro de 2012). Na Madeira, os proveitos totais chegaram aos 28,3 milhões de euros, um crescimento homólogo de 7,6%.
No conjunto do país, os proveitos totais foram 230,1 milhões de euros, mais 4,3%.
Lusa