Quatro distritos do país e parte do arquipélago dos Açores vão estar no sábado sob ‘Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte e agitação marítima.
De acordo com informação hoje disponível da página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Porto vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 09:00 e as 18:00 de sábado devido à previsão de vento forte a muito forte de sudoeste com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Os grupos Ocidental e Central do Arquipélago dos Açores vão estar igualmente sob ‘Aviso Amarelo’, mas a partir das 00:00 e até às 12:00 de sábado, devido à previsível “altura significativa das ondas”, alerta o IPMA, que especifica serem esperadas ondas de Noroeste com 6 metros.
O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado e com períodos de chuva fraca no Norte e Centro do país e pouco nublado no Sul.
Durante o dia de hoje o vento será em geral fraco, soprando temporariamente moderado nas terras altas.
Quanto às temperaturas, o IPMA prevê uma subida da temperatura mínima no Norte e descida da temperatura máxima.
Em Lisboa, a temperatura vai variar entre os 9 e os 18 graus celsius, no Porto entre os 7 e os 16 e em Faro entre os 9 e os 19.
Lusa