A Região Autónoma dos Açores está presente hoje e amanhã na Conferência Internacional “Deportação e Desenvolvimento da Cidadania” que decorre em Oxford, Inglaterra.
A Conferência que conta com a presença de académicos das diversas áreas científicas que têm vindo a desenvolver trabalhos sobre as questões da deportação, nomeadamente, de emigrantes residentes legais permanentes, abordará a deportação nos seus vários aspectos, com especial atenção para as vertentes jurídica, política e social, através das quais são analisados, entre outros, os seus contextos histórico-políticos, as consequências sócio-familiares e a integração social dos indivíduos alvo de deportação.
A deportação é um mecanismo utilizado pelos Estados, quer para controlo da imigração, quer para o controlo social, aspecto que, só recentemente, começa a obter a atenção dos académicos.
A grande maioria dos estudos aborda, apenas, a deportação de refugiados ou de imigrantes ilegais, existindo poucas referências à deportação de residentes legais permanentes dos países de acolhimento.