A série, de quatro episódios semanais com 15 minutos de duração cada, é baseada na viagem que um casal (ela açoriana, ele brasileiro) da actualidade , Carla e Régis, faz entre o Brasil e os Açores.
O resultado das filmagens realizadas nos Açores e Brasil descreve os primeiros contactos da expedição brasileira com os Açores e aborda a origem vulcânica das ilhas, as singularidades climáticas e também as manifestações folclóricas e religiosas das ilhas – de um e outro lado do Oceano Atlântico, mas salvaguardando um olhar contemporâneo sobre o arquipélago.
A viagem aos Açores, que serviu de base à série televisiva, contou com a participação do escritor Luiz António de Assis Brasil. Para o realizador da série, André Constantin, “Porto Alegre dos Açores” confirmou a sua crença “de que a descendência cultural é mais importante do que a sanguínea”, ou seja, “mais importante do que descender de açorianos é reconhecer como a cultura dos ilhéus estará entranhada nos gaúchos.
A série traz informações, mas investe principalmente na emoção e nas identidades que se estabelecem através do oceano”, salienta.
Rui Leite Melo ( in AOriental)